três perfomances de Gustavo Galo na Fauhaus Sessions

 


Músicas do disco “Se Tudo Ruir, Deixa Entrar o Ruído” ganham versões ao vivo na série Fauhaus Sessions


https://youtu.be/KnNSAn-9BxU

A passagem de Gustavo Galo pela Fauhaus Sessions rendeu destaque na imprensa especializada, a partir de trabalho de assessoria realizado por Eduardo Lemos e a Navegar Comunicação. Cada episódio foi tema de uma matéria diferente: o vídeo de “Outros” saiu pelo Tenho Mais Discos Que Amigos; a canção “Ruindo” foi assunto do Azoofa e a performance de “Outros” foi capa do Hits Perdidos.

A Fauhaus Sessions é uma websérie criada pela casa paulistana Fauhaus, um estúdio, brechó e casa de show localizada na Lapa, em São Paulo, e que já se tornou um dos espaços mais importantes para a música independente da capital paulista. 

Fundada por Aniko Santoro e Eduardo Magliano em dezembro de 2019, a Fauhaus já realizou mais de 200 espetáculos, de Ava Rocha a Dado Villa Lobos, passando por Juliano Gauche, Mariana Aydar, Kiko Dinucci, Laura Lavieri, Jonnata Doll, Carol Naine e muitos outros.

Um dos artistas que mais fez apresentações na casa, Gustavo Galo foi o escolhido para os novos episódios da Fauhaus Sessions. “Tanto eu quanto o Eduardo já tínhamos experiências com o audiovisual e vimos que seria legal juntar as nossas profissões com a proposta de fazer uma série de vídeos ao vivo”, conta Aniko. O próximo convidado é o cantor e compositor Giovani Cidreira.

https://www.youtube.com/watch?v=sTrkNjVnxY4

Para Gustavo Galo, participar da Sessions foi uma decorrência natural da sua relação afetiva com a casa. “A Fauhaus é uma alegria porque, quando saio de casa para me apresentar lá, sinto que estou a caminho de uma festa de amigos, aquela sensação gostosa de que certamente será uma noite de bons encontros”, explica.

Acompanhado de Lucas Gonçalves, da Maglore (guitarra), Otavio Carvalho, do Vitrola Sintética (baixo) e Gongon, da Trupe Chá de Boldo (bateria), Cuca Ferreira, do Bixiga 70 (sax barítono) e Tomás Oliveira, do Mustaches e os Apaches (teclado), Gustavo Galo subiu ao palco da Fauhaus para gravar três canções: “Ruindo”, “Outros” e “Homens”,  todas do seu último disco, “Se Tudo Ruir Deixa Entrar o Ruído”, lançado em 2019. 

Tal qual no disco, esta versão ao vivo de “Homens” traz a participação especial de Rubi. Galo conta que Rubi foi fundamental, em 2009, para sua escolha em tornar-se artista, quando os dois dividiram o palco no espetáculo “Love, Love, Love”, com Gero Camilo e o bando e a Trupe Chá de Boldo. “Homens” é uma música da Galo sob poema de Ricardo Aleixo, publicado em 2017 no livro Antiboi. Assista abaixo Galo e Rubi falando sobre o encontro artístico dos dois.

https://youtu.be/mubfqoQaonI

A equipe da Fauhaus, em parceria com a Fausta Filmes – formada por Anne Santoro (edição e direção de arte), Liz Riscado (fotografia), Giovanna Rodrigues (figurino), Camila Sanches (assistente de fotografia) e Ana Luisa Martins (produção) – partiu do universo estético de “Se Tudo Ruir, Deixa Entrar o Ruído” para criar a atmosfera dos vídeos. “O nome e a capa do disco (uma fotografia de Caroline Bittencourt ) inspiraram a criação desse cenário meio caótico, um teatro em ruínas e também a paleta do figurino. Nós enviamos a proposta visual e ele curtiu. Gravamos a live como um show, aberto ao público, e isso fez tudo ser mais desafiador, mas também mais orgânico”, conta Aniko.

Fauhaus Sessions: criação coletiva 

Segundo Aniko, a proposta da série é que os vídeos sejam uma criação coletiva entre o artista e a casa. “Tudo é pensado em conjunto, e nós estamos sempre abertos a propostas e idéias novas. Acho que as nossas Sessions são também um gostinho do que é assistir um show aqui na Fauhaus. Os móveis e objetos que usamos nos cenários dos vídeos são todos feitos na nossa marcenaria pelo Eduardo Magliano, além das luminárias feitas pelo designer e arquiteto Marcos Bravo. Os objetos e os figurinos são, na maior parte, peças que eu garimpo e que fazem parte do brechó da casa, a AB_ATA. A gente é bastante do it yourself, mas quando conseguimos também chamamos outros artistas visuais, figurinistas, diretores de arte para nos ajudar”, conta.

https://www.youtube.com/watch?v=k0wj1DLI-ic

“Apesar de trabalhoso foi muito divertido”, diz Galo. “Mas devo dizer que a Aniko e o Edu fizeram a maior parte do trampo. Quando cheguei a Fauhaus, Aniko e Edu já tinham inventado um cenário, Giovanna pensado em figurinos, Camila Sanches, Liz Riscado e Ana Luiza Martins, o lugar para cada câmera. Mas ao mesmo tempo, cada um opinava sobre todos os aspectos, um lance meio anárquico que eu particularmente gosto muito”. 

Aniko crê que este processo de criação coletiva impacta diretamente no resultado do vídeo. “Nós adoramos esse processo anárquico, como disse o Galo. É mais horizontal e dá um caldo bom no final. Todo mundo sente que participou de verdade”. 

FAUHAUS SESSIONS | Episódio: Gustavo Galo

Direção e realização: Fauhaus e Fausta Filmes

Edição e Direção de arte: Anne Santoro

Figurino e Assistente de arte: Giovanna Rodrigues

Direção de fotografia: Liz Riscado

Cameras: Anne Santoro, Camila Sanchez, liz Riscado

Assistente de Fotografia: Camila Sanchez

Som e Mixagem: Eduardo Magliano

Edição: Anne Santoro

Produção: Ana Luiza Martins e Anne Santoro

Comunicação: Eduardo Lemos (Navegar Comunicação)

Álbum: Se Tudo Ruir Deixa Entrar o Ruído

Canção: Homens – Poema de Ricardo Aleixo

Gustavo Galo: vocal

participação: Rubi

Lucas Gonçalves: guitarra 

Otávio Carvalho: baixo

Pedro Gongon: bateria

Tomás Oliveira: teclado

Oscar Ferreira: sax barítono

Agradecimentos: Ana Luiza Martins (Malibu Films), Nick Gomes ( Nick Films), Giovanna Peres e Julia Rocha

(Visited 162 times, 1 visits today)