sobre Luiz Gabriel Lopes
Fundador de grupos como Graveola, TiãoDuá e Rosa Neon, a quem emprestou a voz e as composições em gravações e turnês pelo mundo, Luiz Gabriel Lopes é um inspirado cantautor do interior de Minas Gerais, Brasil. Nos últimos anos, tem circulado intensamente em vários formatos, atravessando vários estados do Brasil e chegando à Europa, América Latina e Ásia. Seu trabalho autoral mescla influências do pop e do folk, das muitas linhagens da mpb e das músicas do mundo.
Tem 6 álbuns lançados com Graveola, 2 com TiãoDuá e 1 com Rosa Neon. Como artista a solo, lançou “Passando Portas” (2010), “O Fazedor de Rios” (2015) e “MANA” (2017) e “Presente” (2020, pelo Pequeno Imprevisto). Em 2021, lançou SÓIS, um EP com 5 canções inéditas e originais, e mais um trabalho editado pelo selo, desta vez em parceria com o britânico Da Lata Music Label.
Como produtor musical, dirigiu trabalhos de artistas como Flávio Tris, Laura Catarina e Luiza Brina. Como arte-educador, trabalhou com crianças e jovens em Belo Horizonte e realizou residências artísticas com jovens indígenas hunikuin, no Acre. Nos últimos anos, tem realizado regularmente retiros de criação musical em Portugal, com foco na composição de canções.